Os animes seinen são aqueles que têm como público-alvo homens adultos, mais especificamente na faixa dos 20 anos 40 anos. O que não quer dizer que mulheres nesta faixa-etária também não possam curtir as diferentes opções do gênero, claro! Temas complexos, dilemas mais reais, cenas mais explícitas de violência e abordagens mais diretas que poderiam ser inapropriadas para crianças compõem esses animes. E você pode conferir abaixo 21 sugestões para todos os gostos.
Atenção: os títulos listados abaixo não estão por ordem de melhor ou pior, ok? 😉
1. Hellsing Ultimate (2001)
Episódios: 13 + 1 OVA
Disponível: Netflix
Na Inglaterra, a organização secreta Hellsing combate os vampiros e protege à população que sequer sabe da existência das criaturas. A guerreira Integra Fairbrook Wingates Hellsing está à frente do grupo na luta contra os mortos-vivos e as forças sobrenaturais. Embora conte com um exército próprio, a organização tem uma arma principal: o vampiro Alucard.
Indo contra sua própria espécie, Alucard é um exterminador de vampiros, que conta com a ajuda de sua seva vampira Seras Victoria. Contudo, a dupla não combate apenas os monstros, mas também aqueles que fingem ser do bem. Quando um grupo de vampiros há muito dado como morto retorna, a Inglaterra passa por grande riscos. A sobrevivência da humanidade está em jogo. Mas quem são os verdadeiros inimigos?
2. Baccano! (2007)
Episódios: 16
A história de vários personagens diferentes é contada em Baccano!. Mesmo aparentando não ter qualquer tipo de ligação, todas as narrativas estão conectadas! A trama apresenta umasequência não linear, mostrando os diferentes pontos de vista sobre um determinado evento que ocorreu em Nova York na década de 1930: a recriação de um elixir da imortalidade.
Alquimistas, bandidos e forças sobrenaturais são os protagonistas dessa série que vai construindo ao longo dos episódios acontecimentos verdadeiramente caóticos, numa "confusão" cronológica que deixa tudo ainda mais interessante, mas que requer uma maior atenção ao assistir. Criado por Ryohgo Narita (roteiro) e Katsumi Enami (ilustração), Baccano! foi originalmente lançado como uma light novel, em 2003. Sua adaptação para mangá tinha ares shounen, mas logo ganharam características seinen.
3. Monster (2004)
Episódios: 74
Assassinatos e pesadas questões éticas e morais permeiam toda a trama deste intenso anime. Nele conhecemos o Dr. Kenzou Tenma, um renomado neurocirurgião que é noivo da filha do diretor do hospital em que trabalha. Certa noite, o diretor pediu que interrompesse a cirurgia de um paciente pobre para salvar a vida de um famoso artista. Com sucesso, o artista sobreviveu, mas o médico nunca superou a crise de consciência por ter deixado o outro paciente morrer.
Quando uma situação semelhante acontece mais uma vez, ele decide seguir com a cirurgia que fazia em um jovem chamado Johan Liebert, em vez de salvar o prefeito da cidade, conforme haviam lhe pedido. Além de perder seu status social, Tenma se surpreende ao saber que o diretor do hospital e outros médicos foram mortos. Sem nada que possa incriminá-lo, ele acaba assumindo a direção. Nove anos depois, o médico volta a encontrar o monstro cuja vida salvou, e agora tentará reparar o rastro de destruição.
4. Devilman Crybaby (2018)
Episódios: 10
Disponível: Netflix
Baseado na série de mangás de Go Nasai (Devilman), Crybaby definitivamente não é um anime para crianças. A trama fala sobre a ameaça de uma raça de demônios que estão planejando dominar os seres humanos. Os jovens Akira e Ryo querem impedir que isso aconteça, mas precisam fazer alguns sacrifícios.
Após uma festa demoníaca com direito a cenas perturbadoras, Akira é convencido por Ryo a unir seu corpo ao de um demônio. Desta forma, ele se transforma em Devilman, um ser com os poderes de um demõnio, mas capaz de manter sua alma humana. Uma das produções mais audaciosas da Netflix, este anime seinen tem traços incríveis e reviravoltas de surpreender qualquer um.
5. Made in Abyss (2017)
Episódios: 13
Não se deixe enganar pelo traço fofinho deste anime, os temas abordados e os desdobramentos da história não são para crianças. A trama se passa em uma ilha no mar de Beoluska. Descoberta há 1900 anos, a ilha tem uma cratera inacreditável. O gigante buraco, que ficou conhecido, abriga vestígios de civilizações antigas e criaturas misteriosas. Por este motivo, inúmeros exploradores tentam estudar o local.
Além dos riscos que enfrentam no caminho para dentro da cratera, contudo, os exploradores ainda precisam lidar com a "Maldição do Abismo". Este mal misterioso faz com que quase todos aqueles que tentem sair do Abismo tenham sintomas físicos mortais. Na escola da cidade, os estudantes participam de escavações e estudam o Abismo. Uma dessas estudante é Riko.
A jovem Riko é filha de Lyza, uma lendária exploradora que nunca retornou do Abismo. Quando artefatos são enviados por Lyza para fora da cratera, Riko encontra um bilhete pedindo para que a encontre no fundo do Abismo. Ciente dos riscos e de que não poderá voltar à superfície, Riko parte em uma jornada para encontrar a mãe.
6. Darker than Black (2009)
Episódios: 26
Criado por Tensai Okamura, Darker than Black fala sobre o misterioso surgimento do Hell's Gate (Portão do Inferno) sobre a cidade de Tóquio e as consequências macabras desse evento. Nesse lugar caótico, o céu foi substituído por estrelas falsas que representam pessoas desprovidas de sentimentos, e que passaram a ter poderes especiais. Esses indivíduos são chamados de Contratantes e são secretamente usados pelas nações em violentas missões.
Uma peculiaridade interessante na história é que, cada vez que um Contratante usa o seu poder, ele deve fazer um "pagamento". Essa penalidade pode ser beber uma cerveja no bar mais próximo ou fazer coisas mesmo muito perturbadoras.
7. Ajin: Demi-Human (2016)
Episódios: 26 + 1 OVA + filme
Disponível: Netflix
Imagina se você descobrisse que é imortal. Como acha que seus amigos reagiriam em saber que você ficará vagando para sempre pela Terra e eles não? No mundo de Ajin isso, com certeza, é um grande problema. A história se foca em Kei Nagai, um estudante que, após um acidente, descobre que é um "Ajin", criatura de uma raça imortal.
Os Ajins são vistos como terroristas pelos humanos, que tentam capturar os imortais para poder estudá-los. Assim, toda a trama gira em torno dos conflitos sociais, políticos e éticos que pairam sobre a sociedade dividida entre mortais e Ajins. Ah, como um típico seinen de mistério e horror, se prepare para cenas viscerais de embrulhar o estômago.
8. Afro Samurai (2007)
Episódios: 5
Uma produção de vanguarda que definitivamente merece a nossa atenção, Afro Samurai é uma homenagem de Takashi Okazaki (criador do mangá original) aos clássicos filmes blaxploitation da década de 1970. Com uma boa dose de humor meio subversivo, hip-hop e incríveis combates de espadas, ste anime se passa em um Japão futurista, pós-apocalíptico e com características feudais. Sim, tudo junto, o que deixa a coisa ainda mais interessante. Na história, a sociedade está destinada a obedecer o portador da "Bandana Número Um", um símbolo de máximo poder.
Existem sete bandanas diferentes, e os samurais devem seguir uma hierarquia de números para poder desafiar os seus adversários. Ou seja, somente quem tiver a bandana número três pode lutar contra quem tiver a número dois, e esse, por sua vez, é o único que pode desafiar o Número Um. Neste contexto, conhecemos Afro, o atual dono da bandana Número Dois. Afro parte em uma jornada para se vingar contra quem matou o seu pai: o atual Número Um.
9. Psycho Pass (2012)
Episódios: 33 + 1 filme
Disponível: Amazon Prime Video
Pycho Pass é uma distopia cyberpunk que se passa em um mundo onde as capacidades mentais das pessoas estão constantemente sendo avaliadas. Caso o cidadão seja diagnosticado como um potencial criminoso, este pode ser sentenciado a prisão ou a morte, mesmo sem nunca ter cometido qualquer crime. Os Executores são os responsáveis por capturar os Sybils (os "potenciais criminosos irrecuperáveis") e pôr um fim em suas vidas. Mas, ao longo da trama, nos deparamos com vários casos que exemplificam o conflito moral e ético que esse sistema provoca.
Demograficamente, Psycho Pass é classificado tanto como shōnen (nos mangás) e como seinen (na light novel). Mas convenhamos, a trama do anime é muito mais apelativa para os adultos do que para os mais jovens! A história aborda vários temas de cunho ético, moral e psicológico da sociedade. Imagina viver em um mundo sem o medo e o stress de sofrer com a criminalidade? Uma maravilha, né? Mas, quais seriam as verdadeiras consequências disso para a população?
10. Gantz (2004)
Episódios: 26
Uma mistura de ação, terror e ficção científica, Gantz foi criado por Hiroya Oku e adaptado para anime em duas temporadas, nas mãos do estúdio GONZO. A história fala sobre Kei Kurono, um jovem de 15 anos que morre atropelado por um metrô, juntamente com seu amigo, enquanto tentam resgatar um mendigo.
De repente, ambos se veem na presença de Gantz, uma "esfera negra" que comanda um jogo macabro, violento e sanguinário, do qual terão que participar exterminando alienígenas. O anime tem cenas e situações muito fortes, que podem facilmente perturbar as pessoas mais sensíveis. Por esse motivo, este isekai seinen é voltado para o público adulto.
11. Fate/Zero (2011)
Episódios: 25
Disponível: Netflix e Crunchyroll
Este anime, que ganhou a admiração da crítica e dos fãs, conta a história da Quarta Guerra do Santo Graal, um torneio mágico secreto que acontece na Cidade de Fuyuki no Japão. Na disputa, sete magos conhecidos como os Mestres dos Servos invocam reencarnações de almas lendárias e heróis de diferentes períodos da história. Em uma batalha mortal, eles devem lutar entre si para conquistar o lendário cálice mágico Santo Graal, que pode conceder desejos.
Neste contexto, acompanhamos o protagonista Kiritsugu Emiya, um mago assassino sem piedade que luta em nome da família de sua esposa, os Einzberns. A história de Fate/Zero se passa dez anos antes dos eventos vistos em Fate/Stay night, a visual novel criada pela Type Moon, que posteriormente também acabou sendo adaptada como anime. O protagonista dessa segunda história é Shirou Emiya, filho adotivo de Kiritsugu Emiya. Zero é uma das adaptações da série Fate com melhor crítica, pois traz uma narrativa e personagens complexos, além de explorar temas filosóficos e psicológicos com uma pegada bem sombria.
12. Mushishi (2005)
Episódios: 46
Disponível: Crunchyroll
Criada por Yuki Urushibara, Mushishi é uma série de fantasia histórica que fala sobre as misteriosas criaturas conhecidas como Mushi. De acordo com a mitologia do anime, os mushis são seres que representam a energia pura da vida. Poucas pessoas são capazes de enxergar e interagir com eles, mas esse não é o caso do protagonista da série, Ginko. Ele está em uma jornada com o objetivo de estudar os mushis e ajudar a solucionar os problemas que as criaturas sobrenaturais provocam na vida das pessoas.
Mushishi é uma séria antológica, onde cada episódio trata de uma história com começo, meio e fim. Este anime segue uma linha diferente de vários títulos seinen aqui listados. Não vemos cenas gore, mas uma profunda reflexão filosófica sobre vários aspectos da vida. Cada conto (episódio) tem uma mensagem importante para passar, com lições que te farão pensar por dias!
13. Death Parade (2015)
Episódios: 12
Baseado no curta Death Billiards, Death Parade foi criado por Yuzuru Tachikawa e produzido pela Madhouse, o que já é motivo para prestar atenção ao anime. Na trama, sempre que duas pessoas morrem ao mesmo tempo, suas almas são levadas para misteriosos lugares semelhantes a bares. Lá, eles devem participar de jogos mortais que decidirão o seu destino: ser reencarnado ou banido para o eterno vazio.
No universo de Death Parade, não existe Paraíso ou Inferno. A vida após a morte se resume a duas coisas: esquecimento ou reencarnação. Esse plot é interessante, pois apresenta uma perspectiva totalmente diferente sobre um dos maiores mistérios da humanidade: para onde vamos depois que morremos? Para quem é fã de Death Note (que também foi produzido pela Madhouse), fica ligado que existem até algumas supostas relações entre as duas séries. Assista e descubra quais são!
14. One-Punch Man (2015)
Episódios: 24 + 13 OVAs
Disponível: Crunchyroll
"Mas One Piece não é seinen!", você pode estar pensando agora. calma que a gente já explica. Criado inicialmente como uma webcomic por ONE (pseudônimo adotado pela autor da série), One-Punch Man é erroneamente confundido por muita gente como um anime shōnen. Na realidade, é uma paródia das clássicas histórias de heróis, nas quais temos um personagem super poderoso que sempre consegue derrotar os seus adversários. Pelos tons de comédia e até pela dublagem brasileira, o anime pode ter um clima shonen, mas por diferentes motivos seu mangá e seu anime receberam classificação seinen.
Na trama, acompanhamos Saitama, um herói que está totalmente entediado com a sua vida, pois se tornou tão forte que consegue acabar com qualquer inimigo com apenas um único soco! Mesmo com sua força inacreditável, ele é desrespeitado por outras pessoas devido manter uma aparência física comum. cansado de ser chamado de "herói falsificado", Saitama entra para a Associação dos Heróis, para se tornar herói oficial. Neste contexto, o "Careca de Capa" (codinome do Saitama como herói) vilões inacreditáveis.
15. Neon Genesis Evangelion (1995)
Episódios: 26
Disponível: Netflix
NGE é outro exemplo de mangá que originalmente era destinado ao público shōnen, mas que depois mudou a sua demografia para seinen (quando passou a ser publicado pela Young Ace). Em um cenário pós-apocalíptico, a história de Neon Genesis Evangelion se foca em uma organização militar (NERV) que tem a missão de combater criaturas monstruosos conhecidas por "Anjos".
Por mais que a trama pareça tipicamente shōnen, os conflitos que os personagens enfrentam são o highlight da série. Além disso, o anime traz reflexões sobre religião e filosofias de vida (lembra do "dilema do porco espinho"?).
SAIBA MAIS!
Evangelion: em qual ordem assistir ao anime e aos filmes
16. Boku dake ga inai machi (ERASED) (2016)
Episódios: 12
Disponível: Netflix
Sempre que presencia algum evento trágico, Satoru Fujinuma consegue viajar no tempo. Esses fenômenos são chamados de Revival. Contudo, ele não tem controle sobre esse processo, viajando para momentos em que pode mudar algo que intervenha na realidade do evento que vivenciou no presente. Quando sua mãe é assassinada, o jovem desperta um revival que o faz voltar 18 anos no tempo.
De volta aos seus tempos de escola, em seu corpo de adolescente, Satoru percebe que precisa descobrir e evitar o misterioso assassinato de uma colega de sala. A investigação pode influenciar diretamente no seu presente e também impedir a morte de sua mãe.
17. Berserk (1997 e 2016)
Episódios: 25 (1997) / 24 (2016)
Disponível: Crunchyroll
Muita gente considera o mangá muito superior ao anime (e não é que estejam errados), mas Berserk não podia ficar de fora de uma lista com os principais títulos seinen. A trama acompanha o ex-mercenário Guts, que vaga por um mundo sombrio e assustadoramente fantástico em busca de vingança. O guerreiro precisa lutar contra demônios conhecidos por "Apóstolos".
Berserk é recheado de muita violência gráfica, conteúdos sexuais explícitos e temas bastante pesados, como traição, julgamento moral, isolamento, entre outros assuntos inerente à natureza humana. Alguns arcos do mangá (que ainda continua a ser publicado) foram adaptados para anime em 1997, com o título Berserk: Kenpū Denki. Em 2016 e 2017, a história voltou a ganhar uma versão em anime.
18. Steins;Gate (2011)
Episódios: 25 + 4 OVAs + Filme
Disponível: Funimation
Baseado no game (visual novel) desenvolvido pela 5pb e Nitroplus, Steins;Gate é um dos animes mais aclamados pelo público seinen. E não é para pouco, pois tanto o enredo como os personagens são construídos de modo magistral. A história fala sobre um grupo de amigos que constrói um dispositivo a partir de um microondas. O artefato é capaz de enviar mensagens para o passado. Logo, eles começam a ser perseguidos pela SERN, organização que também pesquisa viagens no tempo.
Assim, Steins;Gate é construído com base em um emaranhado de diferentes linhas temporais que vão sendo criadas a cada vez que os jovens usam o dispositivo (a.k.a. "celular microondas"). O enredo e os personagens são muito bem construídos, o que já é meio caminho andado rumo ao sucesso do anime. Se você ainda não assistiu, assista. Vale muito a pena!
19. xxxHOLIC (2006)
Episódios: 26 + 1 filme + 3 OVAs
Obra das CLAMP (Chobits e Sakura Card Captors), xxxHOLIC mistura comédia, terror e fantasia, conseguindo criar histórias muito interessantes, que impressionam e prendem a nossa atenção do começo ao fim. Misturando elementos da mitologia japonesa, a série se foca em Watanuki Kimihiro, um jovem estudante que se vê atormentado por fantasmas (conhecidos por ayakashi).
Um dia, enquanto fugia de um grupo de espíritos, Watanuki foi parar na loja de Yuuko, uma mulher misteriosa que se disponibiliza em ajudar o rapaz a lidar com essas entidades. Uma característica da CLAMP é criar relações entre as suas obras, por isso é clara a ligação entre xxxHOLIC e Tsubasa: RESERVoir CHRoNiCLE. Aliás, é comum a presença de personagens de um anime em outro.
20. Cowboy Bebop (1998)
Episódios: 26
Disponível: Crunchyroll
Com direção de Shinichiro Watanabe, Cowboy Bebop nos transporta através de um mundo futurista ao som do jazz americano da década de 1940. Acompanhamos um grupo de caçadores de recompensas (Spike, Jet, Valentine, Ed e Ein) que viajam pelo espaço na nave Bebop à procura de criminosos.
O anime toca em temas filosóficos, como a solidão e o existencialismo. Os motivos para assistir esse anime são muitos: trilha sonora, personagens bem construídos, enredo (mesmo que cada episódio tenha o seu próprio "universo) e visual, pois os traços são verdadeiramente belíssimos. Assista!
BÔNUS: Aggretsuko
Não se deixe enganar pelo visual fofinho de Aggretsuko. Aliás, muita gente pensa que se trata de um Komodo, classificação demográfica dada aos animes feitos para crianças (entre os 4 e 10 anos). Mas, definitivamente não é o caso.
Aggretsuko é um anime sobre os problemas do cotidiano que quase todos os jovens adultos enfrentam: o trabalho, a falta de dinheiro, o machismo, as falsas amizades, o amor não correspondido... Enfim, os temas são variados e somos capazes (como adultos) de nos identificar com todos.
Mesmo não sendo oficialmente classificado como um seinen, este anime cairá perfeitamente no gosto desse tipo de público-alvo. Dúvida? Então assista e deixe a sua opinião nos comentários.
Aggretsuko está disponível na Netflix (e em breve teremos uma nova temporada).
O que é Seinen e o que é Shōnen afinal de contas?
É muito simples: seinen são mangás/animes destinados ao público adulto masculino, entre os 20 e 40 anos. Por outro lado, os shōnen são histórias para "meninos", entre os 12 e 18 anos. Mas, será que essa divisão é mesmo assim tão fácil?
Bem, a principal diferença entre ambas as classificações é clara: os temas que abordam. Os animes seinen costumam lidar com assuntos mais complexos, maduros e cruéis. Já os shōnen tendem a ter mais cenas de ação, alívio cômico e acompanhar o desenvolvimento de um herói (ou grupo) ao longo da trama. Claro, as cenas de violência física e psicológica também costumam ser muito mais soft.
Vale lembrar que shōnen e seinen não são gêneros de animes, mas sim classificações demográficas, ou seja, indicações de para qual faixa etária aquela produção é destinada.
Além disso, precisamos ter atenção a outro fator: o conceito e critérios que definem a "maturidade" para os japoneses é ligeiramente diferente do que para a maioria dos ocidentais. Por isso, é comum que uma obra seja originalmente classificada como shōnen, mas depois que chega ao ocidente seja relançada como um seinen.
Sabemos que existem muitos animes interessantes que poderiam estar nessa lista. Por isso, nos ajude deixando a sua opinião nos comentários com os melhores títulos da demografia seinen.
CONFIRA AINDA MAIS!
Chainsaw Man: conheça os personagens mais importantes
Os melhores mangás para ler este ano (clássicos e novidades)
Conheça os melhores animes do estilo Ecchi!
Os melhores animes desconhecidos que você deveria conferir
As ordens em que podemos ver Monogatari