Batgirl é uma das super-heroínas mais populares da atualidade e se prepara finalmente para ganhar uma nova versão dos cinemas. Esta ajudante do Batman, assim como Robin tem várias versões. No entanto, para este artigo vamos nos concentrar naquela que é a versão mais popular, a de Barbara Gordon. Aproveite e fique sabendo um pouco mais sobre esta protetora de Gotham City!
Só era suposto ela fazer parte da versão da telinha
Barbara Gordon foi criada por Gardner Fox e Carmine Infantino intencionalmente para a série a do Batman que passava na telinha nos anos 60. Os produtores do projeto pensavam que a série deveria contar com mais personagens femininas, daí a criação de uma ajudante para o Batman.
Contudo, eles foram apanhados de surpresa com a popularidade da personagem e rapidamente perceberam todo o seu potencial.
Passados alguns anos ela começou sendo utilizada nas HQs, até que hoje em dia é provavelmente uma das mais populares personagens femininas dos quadrinhos.
Tudo começou com uma brincadeira
Durante uma noite, Barbara Gordon decidiu ir a uma festa à fantasias, sendo que ela decidiu se vestir de uma versão feminina do Batman. No decorrer da festa, Barbara vê o vilão Mariposa Assassina tentando raptar Bruce Wayne, mas Barbara conseguiu impedir que isso acontecesse.
Este acontecimento chamou a atenção de Bruce e a carreira como vigilante começou desta forma para Barbara, que percebeu que podia fazer a diferença.
Ela aproveitou o fato de ser filha do Comissário Gordon, para obter mais informações sobre o Batman, utilizando alguns documentos da polícia para começar a sua própria investigação. Barbara queria saber mais sobre o Cavaleiro das Trevas pois na sua opinião, os dois tinham muito em comum.
O início da parceria com o Batman
Durante uma visita ao Departamento de Polícia de Gotham, um criminoso chamado Harry X, que tinha acabado de ser capturado, consegue escapar e começa rapidamente a instalar o caos.
Foi então que Barbara decidiu vestir o seu uniforme de Batgirl, começou lutando contra Harry X. No final ela acaba derrotando o criminoso graças ao seu conhecimento de algumas artes-marciais.
Após este acontecimento, Batman entra em contato com ela para lhe dar os parabéns pelo feito. A partir deste momento, a heroína começa a trabalhar junto de Batman e Robin.
A transformação em Oráculo
A carreira de Barbara enquanto Batgirl não foi muito longa, pois ela nunca se sentiu enquadrada junto a outros heróis como a Mulher-Maravilha, Superman ou o Lanterna Verde. Ela acaba mesmo decidindo se aposentar do papel de Batgirl, contudo o crime nunca abandonou a sua vida.
Numa noite, Barbara recebe uma visita do Coringa em sua casa e mal ela abre a porta, o vilão dispara atingindo o corpo de Barbara. Depois disso, o Coringa decide ainda torturar a jovem filha do Comissário Gordon.
Como resultado disto, Barbara perde a capacidade de conseguir se mover, ficando assim paraplégica. Todos estes acontecimentos fizeram com que ela ficasse super depressiva, mas assim como a sua carreira como super-heroína, a depressão durou muito pouco tempo.
Sendo ela super inteligente, Barbara utiliza os seus conhecimentos informáticos para ser tornar numa hacker, auxiliando o Batman e o seu time em todas as suas missões. É desta forma que lhe é dado o codinome de Oráculo.
Além de ajudar o Batman, ela se torna uma peça vital das Aves de Rapina, um grupo de super-heroínas constituído pela Canário Negro e pela Caçadora.
A nova Batgirl
Passados alguns anos, aparece uma nova garota nas ruas de Gotham chamada Cassandra Cain. Curiosamente, Cassandra era filha de dois vilões (David Cain e Lady Shiva). Durante uma noite, Cassandra chega a salvar a vida do Comissário Gordon, sendo que depois deste acontecimento, ela acabou se tornando a nova Batgirl, com o consentimento do Batman e com a benção da Oráculo (Barbara Gordon).
Mais tarde ela acabou sendo adotada por Bruce Wayne e passado algum tempo, Cassandra começou a utilizar um novo codinome: Morcego Negra.
A Batgirl é uma personagem bastante completa, ela pode ser divertida, mas também extremamente sombria e violenta. Esta é sem dúvida uma das mais interessantes personagens dos quadrinhos da era moderna!