Quem é a Condessa de Fontaine, de Falcão e o Soldado Invernal

Conforme anunciado pelo roteirista Malcolm Spellman, o 5º episódio de Falcão e o Soldado Invernal apresentou uma nova e muito importante personagem para o futuro do Universo Cinematográfico Marvel (MCU): a Condessa Valentina Allegra de Fontaine. E o filme Viúva Negra também trouxe a personagem em sua cena pós-créditos. Mas quem é essa Condessa? Para se ter uma noção do que a personagem pode vir a significar na próximas produções do MCU, vamos começar pelo nome pela qual ela é mais conhecida nos quadrinhos: Madame HYDRA!

Quem foi Valentina Allegra de Fontaine nas HQs

condessa falcão e o soldado invernal

O penúltimo episódio de Falcão e o Soldado Invernal trouxe a multi premiada atriz Julia Louis-Dreyfus, ganhadora de 11 Emmys. Ela deu vida à Condessa Valentina Allegra de Fontaine, a misteriosa mulher que se apresenta a John Walker, pouco depois de ele ser penalizado por suas ações no 4º capítulo da série.

Walker é expulso de seu posto como Capitão América e tem todos os seus direitos como soldado revogados. A Condessa está ciente de que ele tomou o soro e de que não tem o escudo. Ela, contudo, afirma saber seu real valor, indicando que eles podem trabalhar juntos.

Nos quadrinhos, ela foi apresentada em Strange Tales #159, publicada em 1967, como uma agente da S.H.I.E.L.D. que atuava diretamente ao lado de Nick Fury, e que chegou a ter um relacionamento com ele. Ela chega a liderar um grupo de agentes mulheres da organização, conhecida como Femme Force. As coisas começam a mudar quando Fury deixa o comando da S.H.I.E.L.D., o que causa o rebaixamento de todos os agentes que eram próximos a ele, incluindo a Condessa. A partir daí, ela decidiu se afiliar à HYDRA. Mas ela não foi a primeira Madame HYDRA.

Tudo sobre a bruxa AGATHA HARKNESS de WandaVision

A 1ª e a 2ª Madames HYDRA

condessa falcão e soldado invernal

A primeira Madame HYDRA das HQs, na verdade, foi a personagem Ophelia Sarkissian, mais conhecida como Víbora. Bem antes de assumir essa identidade, Ophelia foi adotada, ainda bem jovem, pela HYDRA. Na organização, ela conquistou o título de Madame HYDRA e passou por experiências e treinamentos pesados. Um tempo depois, contudo, ela faz um pacto com o Deus Chthon (relembre quem é Chlton e qual sua possível relação com WandaVision e Doutor Estranho 2). Ele lhe dá habilidades de cobra, momento em que ela passa a usar o nome Víbora.

Não sabemos se a Marvel pretende apresentar Ophelia em uma próxima produção do MCU - ela já foi apresentada no filme Wolverine, e de fato é uma personagem das HQs dos X-Men - , mas é a partir daí que a Condessa assume o título de Madame HYDRA, o cargo mais alto na hierarquia da organização já dado a uma mulher. Após um tempo, contudo, o Governo Americano descobre que Valentina, na verdade, trabalha para a instituição de espionagem soviética Leviathan, e sempre trabalhou como agente infiltrada tanto na S.H.I.E.L.D quanto na HYDRA.

COMO AS SÉRIES DISNEY PLUS SE ENCAIXAM NA CRONOLOGIA DO MCU

Ordem cronológica oficial do MCU: filmes e séries Disney+ da Marvel

O futuro da Condessa no MCU

condessa falcão e soldado invernal

De acordo com a Vanity Fair, o plano inicial da Marvel era apresentar Valentina no primeiro filme solo da Viúva Negra. Os constantes adiamentos do filme, devido à pandemia, fizeram com que o estúdio decidisse introduzi-la já em Falcão e o Soldado Invernal. Vale lembrar que, agora que perdeu o título de Capitão América, Walker deve assumir sua identidade como Agente Americano. Com essa identidade, ele foi vilão por algum tempo nas HQs, mas posteriormente se tornou um aliado dos Vingadores.

Segundo a publicação, o MCU traria a personagem como mais uma das mulheres que foram treinadas no programa da Sala Vermelha, assim como Natasha e Yelena. Embora isso não tenha se mantido no filme, a Condessa ainda apareceu na cena pós-créditos, num diálogo com Yelena que demonstra que a heroína aparentemente já trabalha para ela.

condessa falão e soldado invernal

Mas vamos um pouco além? Vamos sim! Conforme a Marvel já anunciou, uma série do arco Invasão Secreta - no qual é descoberto que vários personagens importantes, na verdade, são Skrulls disfarçados. Pois bem, nos quadrinhos, Valentina é uma das primeiras pessoas que Nick Fury descobre ser um Skrull. Será que a Condessa do Julia Louis-Dreyfus também vai ser?

O site Inverse trouxe ainda uma teoria bem sombria de como a Marvel pode usar a personagem futuramente. Como é possível relembrar nesse artigo sobre o final de WandaVision, o arco Invasão Secreta ocasiona a criação do time Vingadores Sombrios, liderados por Norman Osborn. Nas HQs, Osborn conta com a ajuda de Victoria Hand, mas a personagem foi apresentada e morta em Agents of S.H.I.E.L.D.. Poderia Valentina tomar esse lugar de braço direito de Osborn na liderança dos Vingadores Sombrios?

Por outro lado, ela não nos parece alguém que ficaria à sombra de um homem no MCU, e sua apresentação em Falcão e o Soldado Invernal muito nos lembrou os momentos em que Nick Fury recrutava os Vingadores. Será que ela será a grande líder dos Vingadores Sombrios no futuro? Ela está recrutando Walker para a HYDRA? Ou sua chegada indica que veremos o retorno da Leviathan - apresentada em Agente Carter - ao MCU?

A única coisa de que podemos ter certeza por enquanto é: vem coisa grande por aí, e a Condessa está envolvida nisso.

Fase 5 da Marvel | Tudo o que já sabemos sobre os filmes e séries

Atualizado em
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e é mestre em Comunicação, Arte e Cultura pela Universidade do Minho (Portugal). Nerd desde que se entende por gente! Há cinco anos escreve sobre filmes, séries e personagens que habitam as tantas maratonas que faz durante o ano. Indicadora de séries do grupo de amigos, conversa sobre história, ciência e tecnologia com o mesmo empenho com o qual discute TikTok, memes e super heróis.