Com uma quantidade muito grande de super-heróis criados durante décadas, é muito natural que nem todos sejam estadunidenses.
Na verdade, existem vários personagens com origens e descendências sul-americanas, que vivem suas aventuras tanto no Universo Marvel como no da DC.
Confira então os super-heróis latinos mais poderosos dos quadrinhos!
Bane
- Universo: DC
- Primeira aparição: Batman: A Vingança de Bane #1 (1993)
- Criado por: Chuck Dixon, Doug Moench, Graham Nolan
Bane não é propriamente um super-herói, mas sim um vilão. No entanto, ele próprio também é um personagem complexo e importante para as histórias em que faz parte. Bane é, na verdade, conhecido por ter feito algo que os outros vilões de Batman não conseguiram. Ele derrotou o herói e ainda partiu suas costas, se tornando um ícone dos quadrinhos da DC devido a esse feito.
Bane nasceu em Santa Prisca, um país ficcional da América Latina onde um governo corrupto o emprisionou devido aos crimes de seu pai. Ele cresceu então na prisão com outros criminosos que o ensinaram a usar a força e a intimidação para conseguir o que queria.
Assim, ele se tornou forte e inteligente até ao ponto em que foi forçado a se tornar um experimento de uma droga que aumentou ainda mais sua força e resistência. Aí, Bane fugiu da prisão, tendo enfrentado Batman por várias vezes.
Casamata
- Universo: DC
- Primeira aparição: Novos Titãs #1 (2011)
- Criado por: Brett Booth, Scott Lobdell
Casamata teve sua estreia nos novos quadrinhos New 52, aparecendo como um personagem extrovertido e divertido. Seu nome é Miguel José Barragan e nasceu em uma vila mexicana, manifestando suas habilidades de gerar objetos sólidos de energia roxa.
Embora, na verdade, Casamata seja um personagem menor nos quadrinhos Novos Titãs, ele é muito popular por ser o primeiro membro abertamente gay.
Rictor
- Universo: Marvel
- Primeira aparição: X-Factor #17
- Criado por: Louise Jones Simonson, Walter "Walt" Simonson
No Universo Marvel, Júlio Esteban Richter é um mutante mexicano que consegue libertar energia sísmica destrutiva. Na altura em que o personagem foi criado, os X-Men dominavam as vendas dos quadrinhos como o time de super-heróis mais popular.
Porém, foi em 2005, durante o arco House of M, que sua história se tornou mais proeminente, quando o herói perdeu seus poderes e se juntou às investigações X-Factor de forma a redescobrir o seu propósito no mundo.
Jéssica Cruz
- Universo: DC
- Primeira aparição: Lanterna Verde #20 (2013)
- Criado por: Geoff Johns
Embora os Lanternas Verdes sejam um gênero de time como a Liga da Justiça, originalmente apenas existia Hal Jornan. Mas este se tornou tão popular que a DC resolveu expandir seu universo.
No caso de Jéssica Cruz, esta era uma mulher que vivia perseguida por Volthoom, a entidade dentro de um Anel de outra dimensão. Durante suas aventuras, este explorou os medos da heroína de forma a tentar a colocar ao seu serviço.
Felizmente, Jéssica conseguiu manter o controle de si mesma antes de se tornar em uma verdadeira Lanterna Verde.
Vibro
- Universo: DC
- Primeira aparição: Liga da Justiça Anual #2 (1984)
- Criado por: Gerry Conway, Chuck Patton
Francisco Ramon é conhecido atualmente por ser um personagem menor na série Flash. Mas o gênio é, na verdade, fundamental em vários arcos dos quadrinhos da DC.
Em 1984, o herói foi criado como um jovem porto-riquenho com o poder de jogar ondas de fogo sônicas. Ele acabou se juntando à Liga da Justiça, mas devido a seus estereótipos raciais, o público acabou por perder o interesse no personagem.
Felizmente, Vibro voltou na nova vaga New 52 com novos poderes e uma nova dimensão mais realista.
Besouro Azul
- Universo: DC
- Primeira aparição: Infinite Crisis #3 (2006)
- Criado por: Keith Giffen, John Rogers, Cully Hamner
O latino americano Jaime Reyes é um dos super-heróis da DC com múltiplas séries a solo. O personagem ganha seus poderes através de uma carapaça de escaravelho azul que se transforma em um super-uniforme.
Atualmente, o personagem fez aparições em séries, videogames e séries de animação, aumentando em muito sua popularidade entre o público. Mas de todas as formas que é representado, Jaime mantem sempre sua forte personalidade e grande ligação com sua família.
Tigre Branco
- Universo: Marvel
- Primeira aparição: Deadly Hands of Kung Fu #19 (1975)
- Criado por: Bill Mantlo, George Pérez
Hector Alaya é um dos vigilantes mais populares da Marvel durante os anos 70 e 80. Ele foi o primeiro super-herói porto-riquenho em quadrinhos estadunidenses e começou assim um legado de várias gerações que adotaram o mesmo codinome.
O Tigre Branco consegue melhorar seus poderes físicos e atléticos através de amuletos místicos. Após o herói ter sido morto tentando escapar uma cilada da Mão, sua irmã mais nova Ava pegou o manto do Tigre Branco até à atualidade.
Mancha Solar
- Universo: Marvel
- Primeira aparição: Novos Mutantes (1982)
- Criado por: Chris Claremont, Bob McLeod
O mutante brasileiro Roberto da Costa absorve o poder da luz solar e se transforma em um humanoide de energia negra. Essa transformação permite que o herói consiga voar e crie explosões de fogo massivas.
Apesar dele ter tido vários eventos trágicos durante suas aventuras, ele sempre conseguiu se manter confiante de si mesmo e suas habilidades, se tornando em um empresário de sucesso ao atingir a idade adulta.
Atualmente, Mancha Solar trocou os X-Men pelos Vingadores, se tornando no líder do A.I.M..
Fogo
- Universo: DC
- Primeira aparição: Super Friends #25 (1979)
- Criado por: Alex Saviuk, E. Nelson Bridwell
Beatriz da Costa é uma heroína brasileira que se juntou á Liga da Justiça Internacional em 1988. Ela se tornou imediatamente popular devido a sua personalidade forte e seus poderes vistosos com fogo verde. Além disso, a heroína não perde uma oportunidade para se divertir nem para utilizar roupa extravagante.
Antes de ganhar seus super-poderes, Beatriz era uma modelo e também espiã para o governo brasileiro, saindo em variadas missões de espionagem até ser pega por uma explosão que a transformou em uma super-heroína.
Renee Montoya
- Universo: DC
- Primeira aparição: Batman #475 (1992)
- Criado por: Alan Grant, Bruce Timm, Norm Breyfogle, Paul Dini
A agente policial de Gotham Renee Montoya é uma personagem secundária muito popular entre os fãs dos quadrinhos de Batman.
Após ser falsamente acusada de assassinato ela acaba entrando em depressão e saindo da polícia. Porém, no relançamento da personagem em New 52, Montoya se torna novamente uma agente policial.
Diablo
- Universo: Marvel
- Primeira aparição: Quarteto Fantástico vol. 1 #30 (1964)
- Criado por: Stan Lee, Jack Kirby
Nos quadrinhos, Chato Santana é o mais recente herói a utilizar o codinome El Diablo, vindo de uma longa linha de homens que foram amaldiçoados por espíritos de forma a ficarem possuídos pelo demônio.
Diablo foi também representado no filme Esquadrão Suicída, onde vemos como mexicano perdeu controle de seus poderes queimando sua esposa e filhos até à morte. Ele se entregou então às autoridades devido à culpa que sentia.
Ghost Rider
- Universo: Marvel
- Primeira aparição: All-New Ghost Rider #1 (2014)
- Criado por: Felipe Smith, Tradd Moore
O herói mexicano a receber os poderes de Ghost Rider é Robbie Reyes, um homem que tem o espírito vingativo do tio psicopata dentro de seu corpo e que procura matar pessoas más na Terra de forma a satisfazer seu desejo de sangue.
Reyes ganhou notoriedade nos últimos tempos por seu personagem ser representado na série Agentes da S.H.I.E.L.D., onde o herói viaja em um carro ao invés da clássica moto.
Miss América
- Universo: Marvel
- Primeira aparição: Vingadores: A Iniciativa Anual #1 (2008)
- Criado por: Joe Casey, Nick Dragotta
America Chavez é uma viajante inter-dimensional com habilidades que incluem o voo, super-força, extrema durabilidade e o poder de criar portais. Ela pertence a uma nova geração de heróis da Marvel e é conhecida por sua força e confiança.
Após a sua viagem de origem em que se tornou em uma super-heroína, Miss América participou em vários eventos importantes dos mais recentes arcos dos quadrinhos da Marvel, incluindo Guerra Civil II.
Bônus: Zorro
- Primeira aparição: All-Story Weekly (1919)
- Criado por: Johnston McCulley
O super-herói latino mais popular de sempre não pertence nem à DC nem à Marvel. O nobre mexicano Don Diego de la Vega tem suas aventuras contadas desde 1919 e tem vindo a ser adaptado recorrentemente até aos dias de hoje.
Embora Zorro não tenha super-poderes, ele tem uma excelente habilidade acrobática e de luta de espadas. Sua máscara e uniforme preto inspiraram até vários heróis que vieram depois, como Batman.
FIQUE POR DENTRO:
Os 14 super-heróis brasileiros mais poderosos.
15 super-heróis LGBT da Marvel e DC que você precisa conhecer.