Essa chama seria a ressurreição do herói lendário de outrora, Azor Ahai. Ele foi um guerreiro de oito mil anos antes da chegada dos Targaryen a Westeros. Ficou famoso por ter lutado na Longa Noite, como o campeão do Senhor do Fogo R'hllor. Nessa batalha Azor combateu e derrotou os Outros.
Contudo, para combater um inimigo tão terrível quanto os Outros, Azor Ahai teve que forjar para si uma espada mágica, a Luminífera. Ela foi forjada ao longo de cem dias e cem noites e, para completá-la, Azor Ahai precisou temperá-la com o sangue de sua amada Nissa Nissa. Dessa forma, a espada estaria completa para enfrentar a escuridão.
Sua volta foi anunciada na profecia do “Príncipe que foi prometido”. Ela diz que, após um longo verão, quando a estrela vermelha sangrar os céus e a escuridão se agrupar, Azor Ahai irá retornar, nascido em meio ao sal e a fumaça para empunhar a Luminífera contra o inimigo de R’hllor.
Em outro momento, também foi profetizado por uma bruxa da floresta ao antigo rei Jaehaerys Targaryen II que o príncipe prometido seria de sua linhagem.
A série já apresentou vários personagens que preenchem os requisitos para o título de Azor Ahai, como Stannis Baratheon, Beric Dondarrion, Aegon Targaryen e Rhaegar Targaryen. Contudo, dois nomes se destacam mais que os outros: Jon Snow e Daenerys Targaryen.
Outra coisa que Jon Snow não sabe?
Alguns pontos da história de Jon Snow coincidem com a profecia do retorno de Azor Ahai. Aqui estão listadas algumas dessas evidências:
O nascimento de Jon
No nascimento de Jon Snow na Torre da Alegria, vemos que Ned Stark escora uma espada na cama ao entrar no aposento do parto. A espada em questão é a Alvorada, arma ancestral da Casa Dayne que apresenta a figura de uma estrela. Alvorada estava suja do sangue da batalha de Ned contra Arthur Dayne. Essa seria a estrela vermelha da profecia.
Seu assassinato
O nascimento em meio ao sal e a fumaça seriam em referência ao seu assassinato. O sal presente nas lágrimas de Bowen Marsh ao esfaqueá-lo e a fumaça que saía de suas feridas por conta do frio. O nascimento seria sua própria ressurreição pelas mãos de Melisandre.
Aprovação de Melisandre
A própria Melisandre indica mais uma evidência, pois, sempre que consulta as chamas para ver Azor Ahai, tudo que ela vê é neve, que em inglês é snow;
Sonhos quentes
O sonho de Jon Snow no qual empunha uma espada em chamas numa batalha contra os Outros;
Sangue do dragão
Como foi mostrado que Jon é filho de Lyanna Stark com Rhaegar Targaryen, isso faz com que ele também cumpra a profecia de que o príncipe prometido seria da linhagem de Jaehaerys II.
Mais um título para a coleção de Daenerys?
Apesar das evidências que apontam Jon Snow como Azor Ahai, talvez a profecia não fale realmente em um príncipe. É possível que seja uma princesa, no caso Daenerys Targaryen. A seguir estão as evidências ao seu favor:
Dois nascimentos
Daenerys possui dois momentos em sua vida que podem ser considerados o nascimento em meio a sal e fumaça: seu nascimento em Pedra do Dragão, uma ilha (o sal do mar) vulcânica (a fumaça), e a pira funerária para Drogo, quando suas lágrimas forneceram o sal, e as chamas a fumaça. Também foi o momento em que renasceu como a Mãe dos Dragões;
Estrela que sangra os céus
Foi no exato momento em que renasceu como Mãe dos Dragões que o cometa vermelho passou a ser visto no céu;
Coincidências com a história do herói
Daenerys foi a responsável por dar um fim à vida de seu marido Drogo, o que pode ser interpretado como um paralelo à morte de Nissa Nissa;
Sangue do dragão (óbvio)
Ao contrário do bastardo dos Stark, Daenerys desde sempre possui o sobrenome Targaryen, cumprindo o requisito de ser descendente de Jaehaerys II.
Nossa última teoria
Nada é conclusivo e tudo é muito circunstancial, como toda boa teoria se propõe a ser. As evidências apresentadas pela série são propositadamente vagas para que o espectador formule suas próprias especulações e fique cada vez mais interessado pela trama.
Por fim, aqui vai uma última teoria: Talvez exista um porquê para tantos candidatos de "príncipe que foi prometido". Talvez todos esses personagens sejam Azor Ahai. Caso um deles falhe em sua missão de se tornar o campeão de R’hllor, sempre haverá algum outro para assumir o posto e assim proteger o mundo contra o avanço da escuridão e do frio.