Em Vingadores: Ultimato, o Capitão América foi responsável por aquela que, com certeza, ficará marcada como uma das maiores cenas do Universo Cinematográfico Marvel: foi capaz de levantar o martelo de Thor, conhecido como Mjolnir.
Após 6 filmes (3 dos Vingadores e 3 do Thor) ouvindo que apenas aquele que era digno poderia levantar o martelo do deus do trovão, e vendo apenas Thor sendo capaz de fazer isso, assistimos a Steve Rogers lutar usando o Mjolnir ao lado de Thor, que usou o Stormbreaker.
Primeiro, vale lembrar que a cena também demonstrou na prática o duplo encantamento com o qual Odin abençoou o martelo: 1º - Apenas aquele que for digno pode manusear a arma; 2º - Quem pegar o martelo terá os poderes de Thor.
A condição de dignidade é imposta por Odin após Thor, em seu primeiro filme, colocar a vida de milhões em risco em um ato de guerra, se provando indigno do trono de Asgard.
É apenas quando ele se mostra disposto a se sacrificar por aqueles que ama que ele é capaz de usar o Mjolnir. Em Thor: O Mundo Sombrio, mais uma vez o herói põe sua vida em risco, e dessa vez por todos os Nove Reinos, durante a batalha contra Malekith. E assim por diante.
Logo, se colocar o bem dos demais à frente do seu próprio o torna digno, Steve Rogers sempre foi digno. O que nos leva para a teoria/conclusão a que os fãs estão chegando.
Steve Rogers sempre pôde usar o martelo de Thor
Não foram poucas as vezes em que Rogers priorizou a vida de outras pessoas em detrimento da sua. Já em Capitão América: O Primeiro Vingador, inclusive, foi essa característica sua que o provou digno de receber o soro do super soldado.
De lá para cá, Cap nunca mudou sua índole e seguiu seu caminho heroico, arriscando sua vida inúmeras vezes para salvar as dos outros. Inclusive, ele já levantou o Mjolnir antes.
Em Vingadores: Era de Ultron (a cena pode ser vista acima), os heróis "brincam" de tentar levantar o martelo de Thor. No filme, vemos Rogers quase levantando a arma, o que deixa Thor bem nervoso.
Junte a trajetória de Cap a sua cena em Vingadores: Ultimato e fica bem difícil não pensar que ele sempre foi digno. Alguns fãs acreditam que o herói não levantou o martelo em Era de Ultron para não constranger Thor.
Nos quadrinhos
Nas HQs, outros personagens já foram dignos de manusear o Mjolnir. Um dos maiores destaques fica para Jane Foster.
O grande amor de Thor estava batalhando contra um câncer, mas ainda assim se transformava na deusa do trovão para salvar vidas, ainda que isso lhe custasse os efeitos de sua quimioterapia.
Mas e Steve Rogers? Nos quadrinhos, o Capitão América já se provou digno do Mjolnir em duas ocasiões. Em The Mighty Thor #390 e em Fear Itself (2011), Cap assumiu o controle do martelo após Thor ficar incapacitado.
Em Fear Itself, inclusive, Rogers pega o Mjolnir, convoca o poder dos raios e grita a famosa frase: Avengers Assemble!.